No período compreendido entre os dias 17 a 22 de julho, uma iniciativa transformadora e repleta de significado tomou lugar através da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio do Instituto de Estudos em Movimento, Cultura e Identidade (IEMCI), culminando na realização da primeira semana de formação continuada voltada ao aperfeiçoamento dos professores dos anos iniciais.
Essa jornada de aprimoramento pedagógico teve como elo condutor a experiente formadora, a professora Thais Fernandes de Amorim, representante da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Sob sua orientação e com o apoio imprescindível do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, bem como do Tribunal de Contas – TCMPA, foi possível promover um evento que almejava elevar a qualidade do ensino nas salas de aula da zona rural, mais especificamente, em relação ao componente curricular de Língua Portuguesa, neste momento inicial do projeto.
O comprometimento e dedicação dos participantes foram inegáveis, enquanto a atmosfera do evento estava impregnada de um genuíno anseio por aprendizado e aperfeiçoamento. O evento foi cuidadosamente planejado para abordar temas relevantes, estratégias didáticas inovadoras e práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no contexto dos anos iniciais do ensino.
Durante toda a semana, os professores foram incentivados a compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, criando um ambiente propício para a troca de ideias e a construção de novos conhecimentos coletivamente. Esse compartilhamento mútuo de saberes revelou-se uma das principais riquezas do encontro, pois permitiu que os educadores se apoiassem mutuamente, fortalecendo a comunidade educacional local.
Além disso, a parceria com a UFPA e a UFRA trouxe um toque especial à formação, enriquecendo-a com embasamento teórico e prático de alto nível. Os professores puderam explorar novas perspectivas e abordagens pedagógicas embasadas em pesquisas recentes, preparando-os para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo.
O evento também se destacou pelo compromisso do Governo Municipal em investir na capacitação de seus educadores, evidenciando o papel crucial da educação como pilar fundamental do desenvolvimento da comunidade. A parceria com o Tribunal de Contas – TCMPA acrescentou uma dimensão de responsabilidade e transparência ao projeto, assegurando que os recursos destinados à formação fossem devidamente aplicados em benefício da qualidade educacional.
Ao final da semana de formação, ficou clara a importância desse tipo de iniciativa para a valorização dos profissionais da educação e para o avanço do processo de ensino-aprendizagem na zona rural. Os professores retornaram às suas escolas cheios de motivação, novas ideias e técnicas, prontos para inspirar e transformar a vida de seus alunos, enriquecendo o ambiente escolar com uma educação cada vez mais qualificada.
Nesse sentido, a parceria entre a UFPA, UFRA, Governo Municipal e Tribunal de Contas – TCMPA mostrou-se fundamental para o sucesso da primeira semana de formação continuada. Fica a esperança de que esse seja apenas o começo de um programa contínuo de capacitação, impulsionando a educação e o desenvolvimento da região de forma sustentável e efetiva. O legado desse evento ecoará nas salas de aula, nas mentes dos educadores e nos corações dos estudantes, refletindo o poder transformador da educação em sua forma mais genuína e inspiradora.