Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro 04 novas instituições escolares de localidade ribeirinha receberam conectividade de internet via satélite do Programa Wi-fi Brasil e passaram a disponibilizar sistema de Wi-fi na parte interna e externa.
A iniciativa do Governo Federal em parceria e regime de colaboração dos entes federados promete apoio à universalização do acesso à internet de alta velocidade ao uso pedagógico de tecnologias digitais na educação por meio da Política de Inovação Educação Conectada (PIEC Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021) e ações agregadas.
A Gestão Municipal, sob o direcionamento da SEMED prestou todo apoio técnico, de logística e de pessoas, necessário para que a ação pudesse obter êxito.
O articulador municipal do PIEC, José Elson Barbosa, que acompanhou e supervisionou a instalação, manifestou sobre os objetivos do Wi-fi Brasil. “Fiquei surpreso com a qualidade dos equipamento disponibilizado pelo Programa. E diante disso, devemos considerar que o intuito das referidas parcerias é integrar a disponibilidade de conexão com a internet (Wi-Fi Brasil) com ações de caráter educacional que promovam o uso pedagógico de tecnologias digitais, por meio da plataforma AVAMEC. E um dos principais objetivos da ação é estimular a formação continuada de professores, gestores e coordenadores educacionais, especialmente no que se refere à utilização de ferramentas tecnológicas de caráter pedagógico, que facilitem o processo de aprendizagem, inclusive a alfabetização.”
Até 2021, apenas 04 escolas (Pedro Nogueira; Vereador Engrácio; Emmanoel Lobato e Escola Cruzeiro) haviam recebido conectividade. Em 2022, mais 04 escolas receberam os equipamentos e conectividade (Nazaré; São Marcos; Custódio Ferreira e Sítio do Pica Pau). Esse ano, com mais 04 escolas (Castanhal; Floriano Peixoto; Menino Deus e Rei Salomão) somam 12 escolas ribeirinhas com conectividade à internet via Política de Inovação Educação Conectada.
#inovacao #conectividade #educacao #PIEC